Projetos Externos‎ > ‎CanSat 2018‎ > ‎

1. O Projeto

    A equipa Alph@ participará no projeto Cansat 2018. Esta competição é organizada pela Esero Portugal e apoiada pela ESA. Consiste num concurso em que várias equipas lançam satélites em forma de lata com o objetivo de cumprir duas missões: missão primária e missão secundária. As nossas missões são:
  • Missão Primária - medir a temperatura do ar, medir a pressão atmosférica e enviar os parâmetros medidos pelo satélite por telemetria para a estação terrestre pelo menos uma vez por segundo.
  • Missão Secundária - medir a velocidade da lata ao longo da sua trajetória e traçar essa mesma trajetória em 3D (GPS). Para além disso, a missão secundária consiste em construir o espetro de emissão da estrela Sol com a ajuda do sensor “Grove”, medir a força de impacto (Piezo) e ainda saber a aceleração do satélite.
    Tendo isto em conta, temos o objetivo de centrar-mo-nos em dois temas distintos com a finalidade de relacionar as disciplinas de Física e de Química. Um dos objetivos da missão é estudar uma estrela, neste caso o Sol, com base no seu espetro de emissão a fim de conhecer a sua constituição química. Como segundo objetivo, a equipa propõe-se a estudar as forças aplicadas na lata ao longo da queda, como o peso ou a resistência do ar, bem como as forças no instante do impacto da lata com o solo.
    Em baixo temos o esquema do nosso satélite, que mais tarde será atualizado pelo satélite que irá a competição.

Primeiro esquema mecânico do satélite da Team Alph@


Esquema mecânico final do satélite da Team Alph@



Fotografia do CanSat




Vídeo de apresentação Team Alph@